segunda-feira, 26 de outubro de 2009

OFICINA 9-Unidades 17 e 18 da TP5

Lindo texto de Machado de Assis



Análise do anúncio publicitário

"Nóis trupica,mas num cai..."


" Para compreender bem um texto não basta soletrar letras,

ler palavras ou frases que o compõem.

É indispensável a insersão cultural do leitor,

por isso alfabetizar é um ato bem maior,

não pode depender apenas da pequenez de uma cartilha."

Hélio Consolaro


Iniciamos nossa oficina com o slide "A importância de Metas claras" de Jean Carlos de Oliveira,que nos levou a refletir que obstáculos são o que encontramos quando tiramos os olhos de nosso objetivo.
Após esse momento iniciamos o estudo do texto "Cada um é cada um" de José Roberto Torero (TP5,p.15), onde analisamos a noção de estilo no domínio da linguagem. Analisamos,também, a letra da música " Loirinha Bombril" de Os Paralamas do Sucesso e o texto " Ai Se Sêsse" de Zé da Luz, Cordel do fogo Encantado.
Passamos então a uma atividade prática sobre coerência textual.
Como sabemos a coerência é um dos fatores de textualidade que permitem fazer de um amontoado de frases um texto; partindo dessa definição distribui aos cursistar o texto fragmentado "Filosofia de um par de botas" de Machado de Assis onde os mesmos deveriam reorganizá-lo coerentemente e, ao final da atividade, expor as estratégias utilizadas.Foi uma atividade muito prazerosa que , segundo eles, será uma das dinâmicas que aplicarão com seus alunos.
Em seguida, passamos aos relatos das atividades propostas pelo avançando na prática.
Como na noite anterior havia acontecido uma festa em homenagem aos professores, a frequência ficou em baixa, mas como "o tempo não para" seguimos a nossa oficina driblando a ressaca dos que ali estavam.
Grande parte da turma aplicou o avançando da página 82 que trabalha a coerência através de jogos com montagens de imagens galgando pistas.
A professora Simone relatou que dividiu a turma em grupos onde os próprios alunos escolheram e fragmentaram as imagens para os demais grupos. Diz ter sido uma competição acirrada para ver quem montava mais rápido e corretamente.
Iniciamos então a atividade de análise do texto publicitário da página 255 onde os cursitas, ao final da atividade, registraram suas observações em papel pardo(foto 2).
Finalizamos nossa oficina com o slide " A canoa" de Paulo Freire que nos coloca uma belíssima mensagem:

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes."


Adriana Aurora Galvão Alencar









terça-feira, 13 de outubro de 2009

Oficina 8- Mergulho no texto

Socialização do avançando na prática

Viajar pela leitura

sem rumo,sem intenção.

Só pra viver a aventura

que é ter o livro nas mãos.

É uma pena que so saiba disso

quem gosta de ler.

Experimente!

Assim sem compromisso,

você vai me entender

Mergulhe de cabeça

na imaginação!

Clarice Pacheco



Nos reunimos no último dia 10 para realização da oficina 8 que contempla as unidades 15 e 16 da TP4, com o objetivo de refletir sobre o processo de construção da leitura e da escrita bem como trabalhar as diversas dimensões textuais e estratégias de leitura.

Iniciamos com o slide "O vôo dos falcões",Blandine Faustine;uma bela mensagem que nos instiga a libertarmos das "gaiolas" e tornarmos falcões e condores do céu.

Em seguida comentamos o slide "A construção da escrita e da leitura",Kátia Martins.Onde percebemos a grande necessidade de levar o nosso aluno a galgar todos os níveis de leitura para que possam interagir com os textos. Para exemplificar uma aula de leitura elaborei e trabalhei com os cursistas o texto "As longas colheres",Nícia Grilo.Onde simulamos a pausa protocolada com vários momentos de intervenção pedagógica para levá-los a interagirem com o texto e ao mesmo tempo tornar a leitura um ato de prazer. Ao final dessa atividades fizemos uma breve avaliação onde pudemos perceber o quanto é fácil e prazeroso trabalhar leitura com nossos alunos.

Passamos então aos relatos dos avançando.A cursista Elba relatou a grande dificuldade que tem em trabalhar leitura,uma vez que alguns alunos se rejeitam a ler. Ressaltei então a importancia de trabalhar em sala de aula diversificados gêneros que tratam o mesmo assunto para levar os alunos a construirem um repertório de informações variadas para que seu ponto de vista seja ampliado. Acredito que essa diversidade motivará esses alunos desinteressados a optarem por algum dos textos propostos. A maioria dos cursistas desenvolveram o avançando das páginas 194,195 e 196, onde relataram ter sido um pouco complicado no início,mas o final foi muito divertido ver os alunos criando cartões postais.A atividade foi tão bem aceita pelos alunos que a caixinha de correspondências continua na ativa pelos corredores das escolas.

Em seguida os cursistas foram divididos em trios para que pudessem desenvolver a atividade das páginas 220 e 221 da TP em estudo, onde deveriam criar um texto persuasivo sobre as imagens sugeridas e situações que ingressassem os alunos num processo de produção,gradativa, de textos. O momento de descontração ficou por conta dos colegas cursistas quando não identificaram nossa profissão dentre as crianças.Começaram então a levantar hipóteses sobre o possível desinteresse das crianças.Disse a eles que era aquilo que estavam fazendo o nosso maior objetivo em sala de aula:Levar nossos alunos a interferirem criticamente sobre os diversos textos.

Após as apresentações dos cursistas,finalizamos nosso encontro com o slide "Ouse" ,que destaca a importância do " tentar" uma vez que as tentativas nos revelam o quanto somos capazes e até onde podemos chegar.


Adriana Aurora Galvão Alencar